Attendance
Attendance
x
Carregando...
25/09/2020

Saiba tudo sobre Cronograma Capilar

Você já deve ter ouvido (e muito) sobre Cronograma Capilar. Resumidamente, o cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos com tratamentos específicos: hidratação, nutrição e reconstrução. O objetivo principal é atender a necessidade de cada cabelo, solucionando problemas como frizz, quebra, queda, ressecamento, entre outros.

Mas como saber exatamente de qual tratamento o seu cabelo precisa? A De Sírius vai te ajudar a desvendar tudo sobre o Cronograma Capilar!

Todos os cabelos sofrem com danos com fatores externos, sejam eles químicos ou naturais. Quando falamos de fatores químicos, nos referimos a progressivas, descolorações, colorações, procedimentos que mudam a estrutura capilar. E fatores naturais podem ser o sol, a água do mar, da piscina e do banho, a poluição do ar, entre outros. Por isso, não há restrições para o cronograma capilar, ele pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, independentemente de sua textura, comprimento, curvatura.

O Cronograma é como uma agenda de tratamentos que devolve a saúde aos seus cabelos, repondo o que o fio precisa. Você precisa montar o cronograma baseado na maior necessidade do seu cabelo e, para descobrir essa necessidade, você tem duas opções: fazer uma análise com um cabeleireiro ou fazer um teste de porosidade em casa. Das duas maneiras, é possível descobrir o que está faltando no seu cabelo.

Para fazer o teste de porosidade: coloque  um pouco de água em um copo ou outro recipiente transparente e, em seguida, coloque um fio de cabelo seu na água. Espere uns 10 minutos e analise o resultado.

Se o cabelo ficar boiando na água, está com baixa porosidade. Isso significa que as cutículas estão mais fechadas e fica mais difícil de absorver a água ou qualquer tipo de tratamento. Você precisa de mais hidratação.

Se o cabelo ficar no meio do copo, sem afundar nem boiar, é média porosidade, as cutículas estão semi-abertas e isso indica que você precisa de mais nutrição.

 Se o cabelo afundar, ficar no fundo do copo, seu cabelo está com alta porosidade, ou seja, as cutículas estão muito abertas. O cabelo até consegue absorver a água rapidamente, porém, também perde com muita facilidade. Você necessita de uma reconstrução.

Depois de entender o que o seu cabelo você precisa, comece a montar seu cronograma com as 3 etapas fundamentais: nutrição, hidratação e reconstrução. A ordem e quantidade de cada tratamento vai depender da necessidade do seu cabelo. Separe três dias de cada semana do mês, em cada dia você vai fazer um tratamento, focando em um deles dependendo da necessidade do seu cabelo.

Nutrição: um cabelo nutrido consegue se proteger contra as agressões diárias que causam ressecamento, frizz e enfraquecimento da fibra capilar. Uma máscara de nutrição é responsável pela reposição da camada lipídica que o cabelo já tem com a oleosidade. Assim, as cutículas se mantém alinhadas, impedindo a perda da hidratação pelo córtex (a parte mais interna do fio).

COMPRE: Nutrição Profunda – Perfeito para cabelos finos e frágeis. Rico em queratina e ceramidas, realça a cor dos cabelos, promove fechamento da cutícula e devolve o brilho e maciez aos cabelos.

Hidratação: o córtex do fio é o grande beneficiado com uma hidratação, já que a máscara de hidratação faz a reposição hídrica na fibra capilar. É essa água que garante a flexibilidade, elasticidade e maciez do cabelo, além de mantê-lo livre do ressecamento.

COMPRE: Iluminador Absoluto – Promove hidratação profunda e banho de brilho. Rico em ácido lático e pantenol. atua através da ação dos multi-silicones tridimencionais de sua formulação. Reflete brilho extremo, proporcionando total leveza e maciez aos cabelos.

Ou Cachos Divinos – Alto poder de hidratação para cabelos cacheados e crespos. Linha 100% vegana, contém água e óleo de coco, hidrata profundamente os cachos e os deixa mais definidos, ativados e modelados.

Reconstrução: para cabelos muito danificados, que tenham perdido massa, afinado ou quebrado por conta de processos químicos ou outros fatores, a reconstrução é fundamental. A máscara faz uma reposição de proteínas, devolvendo força ao fio, encorpando-o e evitando que quebre.

COMPRE: Reconstrutor S.O.S – Reconstrução instantânea e profissional para fazer em casa. Feito para cabelos danificados, rico em coláegeno e elastina. Repõe a massa capilar, devolvendo força e elasticidade.

Exemplo de cronograma:

1ª semana: hidratação no dia 1, nutrição no dia 2 e reconstrução no dia 3.

2ª semana: nutrição no dia 1, hidratação no dia 2 e nutrição no dia 3.

3ª semana: hidratação no dia 1, nutrição no dia 2 e reconstrução no dia 3.

4ª semana: hidratação no dia 1, reconstrução no dia 2 e nutrição no dia 3.

Procure não fazer mais de um tratamento no mesmo dia e aguarde 48 horas entre uma etapa e outra. Dessa forma, os cabelos absorvem tudo que precisam e respiram também. Pronta pra começar?

Aproveite que todos os kits home care estão com 40% de desconto e a linha Cachos Divinos com 20% de desconto, somente até final do mês!

 

Recent Posts